Notícias

Últimas notícias Voltar

Você Fiscal: o App para verificar a contagem de votos das eleições de 2014

Está disponível para download o aplicativo Você Fiscal, que tem como objetivo fiscalizar a contagem dos votos que serão computados pelas urnas eletrônicas no dia 5 de outubro.

O aplicativo funciona como uma plataforma colaborativa na qual os usuário irão contribuir, no dia da votação, com fotos dos dados fornecidos pelos Boletins de Urna das seções eleitorais.

A votação do dia 5 de outubro irá acabar às 17 horas, e logo em seguida o Boletim de Urna de cada seção eleitoral deverá ser fixado em local público e próximo à sua respectiva seção. Nesse Boletim, emitido pela urna eletrônica, deverão constar todos os votos computados para cada candidato realizados naquele aparelho.

1

Quando o Boletim estiver à vista, basta que os usuários utilizem o app para tirar fotos e as envie para a equipe do Você Fiscal conferir. Os números fornecidos serão somados de forma independente e comparados com os dados oficiais do TSE.

A comparação permitirá que a equipe do Você Fiscal detecte possíveis fraudes e até realize uma estimativa por amostragem de um resultado independente das eleições, para depois compará-lo com o resultado oficial do TSE.

Disponível inicialmente apenas para Android, o app é uma iniciativa do projeto Você Fiscal, liderado pelo professor da Unicamp e especialista em segurança computacional e criptografia, Diego Aranha.

Em março de 2012, Diego Aranha — na época, professor da Universidade de Brasília — liderou a equipe que descobriu falhas na urna eletrônica brasileira durante testes de segurança autorizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o site do projeto, “os últimos testes em 2012, mesmo limitados e curtos, quebraram com facilidade o sigilo do voto. Novos testes foram suspensos depois disso”.

2

Por ser uma plataforma colaborativa, o projeto precisa que pessoas do Brasil inteiro participem para que dados sobre todas as zonas eleitorais sejam coletados e, com isso, os resultados produzidos sejam mais precisos.

Até o momento da publicação deste texto, 725 pessoas já tinham se comprometido em serem fiscais de zonas eleitorais de vários lugares do Brasil. O leitor que estiver interessado em assumir a possição de fiscal e conferir os dados dos Boletins de Urna no dia da votação, pode escolher um zona eleitoral através deste link.

Via: Revista Info