Samsung anuncia sistema de fast charging 4x mais rápido que o do S10 5G

A Samsung anunciou dois novos controladores de transferência de energia do tipo USB-C, que suportam até 100 W de potência durante a operação de carregamento. Isso significa que os chips SE8A e MM101 são 4 vezes mais poderosos que o chip do Galaxy S10 5G, que possui um sistema de carregamento rápido que suporta 25 W de potência máxima.

Os dispositivos móveis estão sedentos por desempenho, por isso suas CPUs têm ficado bastante robustas com o passar dos anos. Esse aumento de performance sacrifica o rendimento da bateria dos smartphones, uma vez que não há muitas possibilidades para expandir o tamanho desse componente, além dos dispositivos manterem um certo padrão de espessura. A alta resolução das telas também demanda mais processamento e, por consequência, mais energia.

Sendo assim, uma das principais formas de suprir essa carência de energia em aparelhos celulares é através do carregamento rápido. Se você tem que carregar seu celular mais de uma vez por dia, então, que pelo menos isso seja feito com rapidez.

Xiaomi também havia anunciado uma tecnologia própria de carregamento rápido, cujo controlador também suporta até 100 W de potência.

Além desta capacidade, os chips da Samsung possuem um avançado sistema de segurança, que previne desde o roubo de dados dos usuários, até o carregamento da bateria em condições inadequadas, como umidade acima do normal, além de contar com proteção contra sobre tensão.

A Samsung afirmou que estes controladores poderão ser usados não apenas em smartphones, mas também em tablets, monitores e laptops.

Agora, nos resta esperar para sabermos como as baterias vão reagir a cargas de potência tão altas durante o carregamento, e como sua vida útil será impactada.