Notícias

Últimas notícias Voltar

Confira as primeiras impressões do iOS 8 e veja o que muda

O iOS 8, mais recente plataforma móvel da Apple, finalmente foi disponibilizada para os usuários, na última quarta-feira (17). O sistema operacional para iPhones e iPads manteve o visual de seu antecessor e ganhou novos recursos. Para conhecer melhor das novas funcionalidades, veja o teste do TechTudo e confira as primeiras impressões do novo iOS.

 

Interface

O iOS 8 é uma continuidade da versão iOS 7 e, por isso, a interface do sistema continua a mesma. Entretanto, isso não significa que ela não tenha nenhuma novidade. Muitas das diferenças da nova versão em relação a anterior estão nos pequenos detalhes, com por exemplo, a opção de acessar as informações dos contatos que você fez ligações recentemente, na área superior da tela de multitarefa. Na versão anterior, essa área ficava vazia.

 

Acessando os contatos na área de multitarefa do iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Acessando os contatos na área de multitarefa do iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Dicionário preditivo

O teclado do iOS sempre tentou ajudar, mas na maioria das vezes ele atrapalhava bastante já que sugeria palavras erradas e quando o usuário pressionava a tecla de espaço, ele efetivava o erro. Agora isso mudou: as sugestões aparecem no topo do teclado e basta um toque na palavra para ela ir para o texto. O recurso vai além da simples sugestão de palavras, porque ele tenta adivinhar o que você quer escrever e, para isso, pode até mesmo sugerir um conjunto de palavras, ou a próxima palavra, baseando-se no contexto da frase iniciada.

 

Teclado do iOS agora sugere melhor palavras ou um conjunto delas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Teclado do iOS agora sugere melhor palavras ou um conjunto delas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Fotos nas Notas

Quem achava que faltava alguma coisa no aplicativo de notas do iOS, irá gostar da nova função que permite inserir imagens dentro das anotações. A função torna o app mais completo e até um pouco parecido e próximo de alguns aplicativos de anotações mais conhecidos e avançados.

 

App Notas agora suporta a inserção de imagens (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

App Notas agora suporta a inserção de imagens (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

 

Aplicativo Mensagens

Um dos aplicativos nativos do iOS que mais recebeu modificações interessantes nessa versão foi o Mensagens. Pode-se dizer que ele está até bem mais parecido com WhatsApp, já que agora além de ter conversas em grupo, gravação de vídeo, captura de foto e compartilhamento da localização. Também é possível gravar um arquivo de áudio e enviá-lo ao seu contato, durante uma conversa. Para começar a gravar, basta pressionar o ícone do microfone e segurá-lo, e começar a falar. Vale lembrar que opção só aparece se a conversa estiver sendo feita por meio de uma conexão de dados.

 

Enviando uma mensagem de voz no app mensagens (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Enviando uma mensagem de voz no app mensagens (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

 

Handoff ou continuidade

Uma das funcionalidades mais importantes para a integração IOS/OS X, o Handoff, permitirá que um trabalho começado no iPhone (por exemplo), possa ser continuado no Mac ou o contrário. No iOS 8 ele já está pronto e tem atém uma área para ser configurado dentro do item “Geral” em “Ajustes”. Para ficar completo, só falta ser lançado oficialmente o OS X Yosemite. Felizmente, quem já está usando a versão beta do sistema desktop da Apple, pode testar isso tranquilamente.

Time-lapse e Timer na câmera

O app Câmera do iOS ganhou um novo modo time-lapse, que conquistará muitos usuários: o aparelho fica tirando fotos em intervalos selecionados de forma dinâmica para, enfim, gerar um vídeo que exibe uma sequência rápida das imagens. A funcionalidade é simples de usar como todas as outras do app.

O Timer é uma necessidade antiga do aplicativo Câmera do iOS, tanto que quase todos os apps de terceiros tinham essa função. Agora finalmente a Apple resolveu essa falha e adicionou o recurso ao programa. O único defeito da opção é que ele não permite definir o tempo de espera: você só pode desativar o timer, colocar em 3 ou 10 segundos e pronto.

 

App Câmera agora possui timer, mas com configuração limitada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

App Câmera agora possui timer, mas com configuração limitada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

 

Responda mensagens sem precisar abrir o aplicativo

No iOS 8, quando você recebe uma notificação de uma mensagem, não é mais necessário abrir o aplicativo para responder. Basta puxá-la para baixo e responder diretamente.

 

Não é mais necessário abrir um app para responder mensagens (Foto: Divulgação/Apple)

Não é mais necessário abrir um app para responder mensagens (Foto: Divulgação/Apple)

 

Seguindo o mesmo caminho, se a tela estiver bloqueada, você poderá escolher se responde suas mensagens por ali mesmo ou, se quiser, pode sinaliza-las como lidas.

Ditado em português

O Ditado em português talvez seja uma das novidades mais aguardadas no sistema, isso porque ela pode poupar muito tempo de digitação. Para usar o recurso, é preciso primeiro ativar a função Siri, o que pode ser feito indo em “Ajustes”, na opção “Geral” e entrado no item “Siri”. Depois disso, basta estar em uma área de digitação para que o teclado seja exibido: a partir daí, toque em um botão que fica ao lado da barra de espaço e comece a falar, para que ele escreva para você. Mas lembre-se que para o Ditado funcionar, é preciso que o aparelho esteja conectado na Internet, só assim a voz seja enviada para os servidores da Apple, processada e transformada em texto.

 

Ditado em português: Fale e iOS escreve para você (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Ditado em português: Fale e iOS escreve para você (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Consumo da bateria

Outra novidade bastante aguardada é o recurso que permite ver quais aplicativos consumiram mais bateria nas últimas 24h ou 7 dias. Com ele, dá para ter uma boa ideia de quais aplicativos devem ser evitados naquelas horas em que a bateria está perto do fim e você não quer correr o risco de ficar na mão, ou melhor, sem aparelho.

 

Agora dá para saber quais aplicativos estão detonando a bateria no iOS 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Agora dá para saber quais aplicativos estão detonando a bateria no iOS 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

 

Compartilhamento Familiar

O Compartilhamento Familiar sofreu uma mudança no iOS 8. Ele agora vai além da simples autorização de compartilhamento de conteúdo e serve para que até seis pessoas possam compartilhar as compras feitas no iTunes, iBooks e na App Store, além de fotos, calendários e localização de todos. Assim, uma família pode ter fotos e vídeos em um álbum especial, compartilhar a localização e ter um calendário familiar.

Mais ajustes e controle das fotos

O novo app Fotos está bem mais completo. A primeira prova disso é que os recurso de edição possuem mais opções, permitindo o ajuste da exposição, do brilho, do contraste e muito mais, o possibilita que mesmo uma pessoa inexperiente consiga obter bons resultados. E pelo jeito, alguns apps de terceiros voltados para retoques em imagens, irão perder a atenção do usuário. Além disso, o programa agora também permite ocultar determinadas fotos dos Momentos, Coleções e Anos.

Saúde

O app Saúde é o mais novo app nativo do sistema (depois do iBooks e do Podcasts). Ele promete muita integração do sistema com os acessórios e aplicativos de monitoramento de informações de saúde, mas até o momento ainda são poucos que estão prontos para trabalhar com ele. Por enquanto, só resta esperar que apareçam acessórios e apps compatíveis para enfim descobrir se o Saúde irá fazer tudo que a Apple promete.

 

App Saúde chegou, mas ainda faltam apps e acessórios compatíveis (Foto: Divulgação/Apple)

App Saúde chegou, mas ainda faltam apps e acessórios compatíveis (Foto: Divulgação/Apple)

Conclusão

Como todas as atualizações do iOS nos últimos anos, não é possível ver tudo que chegou junto com o sistema. No máximo dá para ver as novidades mais importantes e nesse contexto, mesmo sendo uma atualização do iOS 7, ele traz muita coisa. Algumas estão “ocultadas” pela necessidade de configurações e outras esperam por apps de terceiros para mostrar seu brilho. O mais importante é que com essa atualização os novos, como o recente iPhone 5S, e alguns aparelhos mais antigos, como o iPhone 4S, ganharão as mesmas funcionalidades (se possível), o que é algo que a Apple faz bem E quem sai ganhando é o usuário.

 

Fonte: Techtudo